Ficar sem comer emagrece?

Ficar sem comer emagrece?

Este assunto é bastante discutido e comentado por todas as pessoas. Quando se pensa em perder peso a primeira coisa que vem a mente é restrição de calorias e não comer antes de praticar a atividade física.

 

Pois bem, vamos lá: a intenção pode ser até lógica mas, na prática, não funciona. Pessoas que ficam sem comer por muito tempo ou vão praticar atividade física e não comem, perdem muita massa muscular e ganham gordura. Por quê?

 

Quando ficamos sem comer por mais de 3 horas o nosso corpo entra em estado de estresse com o intuito de sobrevivência. O nosso corpo tenta de alguma maneira aumentar os níveis de açúcar no sangue (glicemia) pois, a nossa fonte principal de energia para o cérebro e para o coração é o açúcar e, sem atividade cerebral e sem atividade cardíaca, nós morremos.

 

Para isso há o aumento da secreção do hormônio cortisol pelas nossas glândulas adrenais. Este cortisol aumenta a quebra de glicose, ou seja, nossas reservas que ficam no fígado e músculos, acabam; há o aumento de quebra de massa muscular para liberar aminoácidos no nosso sangue para também aumentar a glicemia; há o aumento da quebra de gordura nos tecidos mas, os ácidos graxos que são para fornecimento de energia são liberados em excesso pelo constante estímulo e estes viram gordura, processo chamado de lipogênese.

 

Ou seja, quanto mais tempo ficar sem comer, mais gordura irá acumular! As nossas próprias gorduras viram mais gorduras no corpo se mais tempo ficarmos sem comer!

 

E outra, o corpo precisando de açúcar no sangue pelo cortisol circulante aumenta a vontade de comer doces. Então a pessoa quando vai comer, sempre corre atrás de carboidratos simples como pães, massas, doces em geral e guloseimas e não consegue sair da compulsão alimentar!

 

Não comer antes de praticar uma atividade faz perder muita massa muscular e aumentar os níveis de gordura no corpo e no sangue. A pessoa inicialmente perde algum mínimo de peso mais fica flácida, com celulites, sem músculos e aumenta o percentual de gordura e isso é acumulado na região abdominal.

 

Saúde à todos!

 

“Alimente essa ideia, consulte um nutricionista”

Artigo elaborado por:

MATHEUS VILLELA VEIGA

NUTRICIONISTA CLÍNICO E ESPORTIVO

CRN/DF: 7.539

Sem comentários

Responder